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Moda com propósito: como começar?

Por janeiro 29, 2021Sem comentários

Se você trabalha na área de moda certamente já ouviu o termo “moda com propósito”. Não é de hoje que temos visto uma grande movimentação do público consumidor cada vez mais interessado em participar, interagir e principalmente, saber a procedência das produções de marcas têxteis. 

É por essa característica, tão presente no mundo conectado em que vivemos, que as marcas precisam se preocupar em fazer a diferença nesse novo cenário da moda. Neste post vamos explicar quais atitudes e ações a sua marca pode incluir para trabalhar com propósito. 

Explicando o termo

Segundo um relatório do Sebrae, o conceito foi criado por André Carvalhal, e mostra que a moda vai muito além da escolha de uma peça envolvendo um ecossistema interligado a outras áreas como meio ambiente. Nisso, cabe às marcas atribuir significado ao que está sendo feito e criar uma conexão com o cliente que mostra parte desse processo.

Os clientes querem comprar de marcas que se atentem para questões como a sustentabilidade e o uso adequado das matérias-primas, sigam todas as legislações trabalhistas no contrato da mão de obra empregada, além de criar representatividade nos temas, modelos e formatos que dão às coleções. 

Agora que está claro o que significa moda com propósito vamos explorar as possibilidades que a sua marca pode trabalhar para estar alinhada com essa atuação. Continue a leitura para saber tudo!

Os passos para sua marca fazer a diferença

Para começar é necessário fazer uma avaliação da sua marca no momento atual e compreender quais são os pontos que podem ser trabalhados. Algumas questões que podem iniciar estão justamente ligadas ao que falamos na explicação acima.

O processo de produção das peças está claro para ser explicado aos consumidores? Os fornecedores são transparentes quanto à contratação de seus funcionários? Existe um significado por trás da marca e das coleções criadas? As matérias-primas utilizadas são sustentáveis? É possível substituir?

A partir desses e outros levantamentos será possível identificar os pontos de atenção e assim iniciar as mudanças que a sua marca precisa, veja alguns caminhos possíveis:

  1. Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente no mercado têxtil envolve o conhecimento da cadeia produtiva. Saber utilizar os recursos naturais de forma responsável e verificar a procedência das matérias-primas é essencial. Comunicar essas ações aos clientes também é importante para mostrar o comprometimento da marca.

2. Responsabilidade social

Uma empresa se relaciona com o meio ambiente e também com o meio social em que atua. Sendo assim, trabalhar alinhada com alguma causa social pode ser um ótimo caminho. Isso não significa que vale se apoiar nas lutas sociais para promover a sua marca, mas sim oferecer apoio e suporte àquelas que se aproximem com os valores da marca.

3. Inclusão

Quantos grupos diferentes a sua marca atende? É muito comum que haja um padrão que não contemple as necessidades de cada indivíduo. Entender quem é o seu público, quais as necessidades e possibilidades de inclusão é algo que merece atenção tanto na produção quanto na divulgação.

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre moda com propósito e os passos que a sua marca pode seguir fica mais fácil de colocar em prática as ações e atitudes necessárias.

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